Image Map

02/08/2011

Entrevista: Revista DM - Muitas em uma.


Para Marimoon não existe só um estilo, só uma opinião, só uma cor de cabelo. Hoje ela é blogueira, VJ, vegetariana, namorada, hype e tem o cabelo rosa. Mas amanhã...Nem ela sabe o que será

“Eu tenho muitas Marimoons dentro de mim e são todas eu”

Marimoon está em crise. Crise séria. Ela precisa escolher uma imagem, visualmente falando, e mantê-la, ao menos, até o final de 2012. A tarefa nem é das mais difíceis, pensando que a maioria das famosas já faz isto. Mas para Mari o estresse é dos grandes. Desde que começou a blogar, em 2000, Mari já passou por muitos estilos: foi gótica, punk, roqueira, princesinha. Nasceu loira de olhos verdes e assim permaneceu até os 20 anos quando, então, começou a pintar os cabelos. Já teve os fios vermelhos-pequena-sereia, laranja, verdes, azul-claro, azul-celeste, roxos, pink, azul de novo, verde de novo, até chegar ao atual tom rosa-claro pelo menos até o fechamento desta edição. “No ano passado eu pedi pro pessoal no Twitter escolher entre roxo e laranja. Pintei de rosa [risos]. Eu realmente estava a fim de pintar de roxo ou laranja, mas na hora mudei de ideia, sei lá, de repente”, diz.
De repente ela também decidiu que queria estudar desenho industrial, logo que terminou o colégio. Na época, trabalhava na empresa do pai, onde, após um tempo, chegou a fazer projetos para vitrines de estilistas bombados, como Reinaldo Lourenço e Gloria Coelho. Mas como sempre foi da internet, logo se encantou com o mundo da cultura pop e, de repente, teve a ideia de montar um stand em feiras de anime para vender camisetas e toucas de orelhinhas (peças que, inclusive, ela usava durante esta entrevista). “Eu era a loja mais legal que tinha em todos os eventos, todo mundo queria comprar comigo, fazia fila. Então, comecei a querer vender entre os eventos, foi quando criei a loja on-line”, conta. De repente, ela já não trabalhava mais para a empresa do pai. Paralelamente, com a loja virtual e as feiras, começou a fazer figurinos para peças de teatro. E assim veio a vontade de estudar moda, o que ela fez durante três anos. Mas na época, Mari já tinha se tornado uma blogueira famosa e logo veio a proposta da MTV. De repente, lá estava Marimoon: a garota que começou no blog, no fotolog, na empresa do pai, nos eventos de anime e no comércio online agora era também VJ, no antigo Scrap MTV.
Hoje, aos 28 anos, ela, que sempre odiou rótulos, terá de escolher um para estampar os produtos com a sua marca, que pretende lançar no ano que vem. E aí está todo o drama. “Não dá pra chegar em 2012, olhar para o que fiz e falar ‘que m*** isso, não tem nada a ver comigo’. Quero ter algo que eu olhe e fale ‘ah, eu sou assim mesmo’”. Durante esta entrevista de uma hora e meia em nosso estúdio fotográfico, Mari fala sobre ser sempre diferente, mas sempre a mesma.






Depois de tanto pensar, você conseguiu decidir qual imagem quer passar?
Eu defini que eu quero uma coisa que tenha um pouco do divertido, e um pé no lúdico, no fofo. Mas é muito importante que não deixe de ter a parte mais adulta, a parte que é hype. Porque senão muita gente vai olhar pra mim e falar ‘sério que você tem 28?’

É difícil ter essa necessidade de mudar sempre? De enjoar rápido das coisas?
Não porque eu tenho essa possibilidade de mudar. Se eu estiver a fim, eu mudo, a MTV não fala pra mim que eu não posso mudar as coisas. Se eu disser pra eles que a partir de amanhã vou usar só calças jeans e camiseta, eles não dirão nada. E eu por outro lado tenho a liberdade de me permitir mudar, mesmo que seja de opinião. Muita gente tem orgulho demais para mudar de ideia, só porque já disse outra coisa antes. Eu não sou assim não. Sou superflexível, não gosto de mal-estar.

Qual vai ser a sua próxima mudança? A cor do cabelo?
Não sei. Eu penso em mudar, mas aí olho umas fotos e falo ‘nossa, meu cabelo está incrível, né? Acho que não vou mudar não’. Eu gosto de muitas coisas ao mesmo tempo, esse é o meu problema. Gosto de todas as cores de cabelo. Eu não sei a minha cor favorita. Talvez rosa, talvez azul, talvez verde, sabe? Aí começo a entrar em crise porque eu gosto de todas. Você pode pegar as fotos do figurino de uma semana de trabalho e dar uma olhada, cada dia é uma coisa. Eu tenho muitas Marimoons dentro de mim e são todas eu.

Você sofre para escolher a roupa que vai usar?
Não porque eu tenho muita opção de roupa. E eu já tenho muitos looks prontos na minha cabeça, eu sei o que funciona comigo.

Como você monta os seus looks?
Isso é uma coisa engraçada. Eu abro a gaveta e falo ‘é esta a meia’ e aí, a partir daquela meia eu escolho o resto. Tipo no frio, eu começo escolhendo o casaco e depois vou vendo o restante das peças.

Você também enjoa rápido de namorado?
Não, de namorado não enjoo. Eu sempre fui de namorar muito tempo. Eu cheguei a namorar cinco anos, de 2000 a 2005.  E aí depois eu namorei dois anos e agora eu vou fazer um ano de namoro. Eu sou muito namoradeira.

Você nunca foi pra balada e ficou com vários caras?
Nunca. Minhas amigas faziam isso e eu tinha o maior nojo de beijar bocas aleatórias, trocar baba. Eu sempre fui meio chata, tipo ‘quem é essa pessoa pra ficar enfiando a língua na minha boca?’. Sempre fui muito certinha. Sexo então, nunca fui de sair na balada, pegar um cara e...

Você só transou com namorado?
Só transei com namorado a vida inteira. Eu sou muito careta. Às vezes as pessoas olham pra mim e acham que eu sou mó locona e na verdade eu sou meio careta. Eu também não tenho nenhuma tatuagem.

Mas você nunca quis fazer?
Várias vezes eu quis fazer. Mas decidi não fazer porque eu me conheço muito bem, eu vou enjoar. Eu vou olhar e dizer ‘pãtz, eu fiz azul e devia ser amarelo’ ou ‘eu fiz estrela, devia ter feito coração’, ‘nossa, fiz no braço. Devia ter feito nas costas’.

“Às vezes as pessoas olham pra mim e acham que eu sou mó locona e na verdade eu sou meio careta”

Você também é indecisa para escolher o roteiro de uma viagem de férias? 
Sempre, por isso que eu nunca decido algo com muita antecedência. Eu vou viajar agora, decidi semana passada. Vou porque minha irmã vai fazer 15 anos em dezembro, e ela queria fazer uma viagem de um mês de férias.

Quantas irmãs você tem?
Tenho quatro. Esta de 14 anos, uma de 18, uma de 22 e outra de 21. Os meus pais são separados, as duas mais velhas são filhas da minha mãe com meu padrasto e as mais novas, do meu pai com minha madrasta.

A separação dos seus pais sempre foi algo tranquilo pra você?
Sim, porque eles são separados desde que eu tinha 1 ano. Sempre tive duas famílias, o que pra mim é superlegal. É legal pra viajar, é legal porque tem mais pessoas, mais primos. E como a separação rolou desde cedo, nunca tive crise tipo ‘ai meu Deus, meus pais são separados, minha mãe tá sofrendo’.

E o seu namorado atual, onde vocês se conheceram?
Na MTV. Ele entrou no ano passado, me xavecou horrores. Eu ficava meio em dúvida se era verdade, na época eu estava numa crise de fim de namoro. Daí, terminei em maio e fiquei com ele em agosto.

Quem é ele?
Eu prefiro não falar porque a galera é muito louca. Quase ninguém sabe, mas já teve gente que começou a xingá-lo no Twitter, com ciúme. Tipo a Selena Gomez e o Justin Bieber. É claro que não chega a esse ponto, mas é muito chato.

Ele precisou batalhar muito pra te conquistar?
Eu sou muito chata.  Não é que eu não saiba o que quero, eu sei o que eu quero. Quero alguém que realmente queira ficar comigo. Tipo ‘vamos ver se você se esforça ou se você desiste no primeiro obstáculo’. Porque, senão, você fica com um cara que vai te trair, que vai ficar com você um mês.

Você é romântica? 
Sou muito romântica. Eu tô preparando uma... Quando sai a revista mesmo?

Em agosto.
Então, eu tô preparando pra ele um caderno todo feito a mão, de um ano de namoro, relembrando todos os momentos, com foto, desenho, pulseirinha de evento onde nós fomos, tudo.

E o que ele faz de fofo para você?
Ele me enche de presentes, tudo o que eu falo que gosto ele me dá. É um querido. Eu gosto de pessoas que sejam divertidas, odeio gente deprê. Não sou muito do tipo que curte caras malhados, odeio homem muito musculoso, me dá preguiça. Até porque ele vai preferir ir à academia a ir comigo pro cinema. Gosto de homem que prefira ficar comigo a assistir jogo de futebol.

E ele já deixou de ver jogo de futebol por sua causa?
Ele é supertorcedor do Botafogo e toda vez que tinha jogo ele tava comigo. Eu dizia ‘você não vai assistir?’ e ele ‘não, tudo bem depois eu vejo’. Fico superfeliz !


Li que você gosta do filme Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças. Você já sofreu por amor a ponto de querer apagar a sua memória?
Já, esse namorado de cinco anos eu queria muito ter esquecido. Mas depois a gente fica pensando, é importante passar por algumas coisas, por piores que sejam, porque isso vai te fazer forte. É importante que você aprenda com o sofrimento, pra ter outro relacionamento bom na sequência. Você precisa tomar na testa, chorar ouvindo música triste... Infelizmente temos que viver a parte triste da vida.

Sendo intensa assim, você sofreu muito na adolescência?
Sofria de tudo. Quando eu amo, amo muito. Quando eu choro, choro muito. Quando eu rio, rio muito. Temos que viver a vida. Algumas pessoas têm medo de viver.

No início da sua carreira, você falava abertamente sobre a sua bissexualidade, mas depois parece que o assunto foi um pouco abafado.
É, porque eu comecei a namorar meninos, e aí ficava meio chato isso para eles. Namorei uma garota quando eu tinha uns 20, 21 anos, foi namoro sério, mas de pouco tempo, foram dois meses. Se comparar com o tempo todo que namorei meninos, sou muito mais hétero do que bi.

Era uma das Marimoons que há dentro de você?
É. Especialmente quando somos mais novas, estamos nos descobrindo, entendendo a própria sexualidade, entendendo do que gostamos. Acho importante descobrir o que você é, mas também tem de evitar ir com a modinha porque surgiu uma moda de ser gay.

E agora com seu namorado atual, você acha que encontrou ‘o cara’?
Eu acho que sim. Que lindo, né? Eu tive uma fase supercontra o casamento, mas chega uma hora que você encontra um cara e diz ‘me vejo ficando com essa pessoa o resto da vida’. Tudo bem que eu já tive essa sensação com vários namorados [risos]. Mas eu tô quase completando um ano e continuo como na primeira semana.

“Quando eu amo, amo muito. Quando eu choro, choro muito. Quando eu rio, rio muito. Temos que viver a vida. Algumas pessoas têm medo de viver”

Conta como é o seu dia.
Eu acordo, faço todo o processo de internet: mandar email, postar em blog, fotolog, tumblr...

Ainda dá tempo de atualizar tudo isso?
Dá porque, graças a Deus, existe 3G e smartphone. Eu tiro uma foto aqui agora e então aparece: publicar onde? E eu escolho: no tumblr, no twitter, no facebook. Eu tô no trânsito e começo a responder meus tweets, o que facilitou horrores a minha vida.

Mas voltando para a rotina.
Então, aí eu vou pra MTV, eu chego lá tipo meio-dia. Faço maquiagem, escolho roupa. De manhã também, quando estou vendo e-mail, eu vejo o roteiro, estudo e tal. Depois da gravação vou almoçar e geralmente faço alguma coisa à tarde, que pode ser desde vir até aqui para uma sessão de fotos, até ir para uma reunião. Às vezes fico na MTV para produzir alguma matéria, sempre tem alguma coisa. E à noite, ou faço o blog, se não fiz de manhã, ou faço algo do programa.

Qual famoso você mais curtiu entrevistar?
Eu gostei muito de entrevistar o Iggy Pop, porque ele é o Iggy Pop. Acho que foi o que mais me deu nervoso. O segundo que me deu mais nervoso foi o Noel Gallagher.

Voltar com a sua loja virtual está nos seus planos?
Não porque a parte mais difícil é organizar, entregar e tal. Eu parei quando entrei na MTV, não dava mais. Meu tempo é muito escasso.

E o seu blog, terá alguma mudança?
Estou tentando dar uma reformulada no layout e talvez conseguir uma produção extra de conteúdo. É muito difícil manter sozinha, sabe? Vou ver se consigo uma ajuda, até mesmo pra fazer vídeo porque eu não tenho tempo de filmar e editar. Talvez a gente consiga fazer um piloto pra um programa novo, além do Acesso MTV.

Você gosta de política?
Hoje eu sou meio revolts com política. Eu já tive uma fase superativista, ia pra rua, pra manifestações, mas hoje prefiro aproveitar que sou uma pessoa muito ouvida pra falar coisas nas quais eu acredito. Tipo na época da Demi Lovato: eu aconselhava quem tinha o problema, pedia para procurar ajuda e para não achar que ser bonita são só os exemplos da TV e que todo mundo pode ser bonito. Tem que lembrar da música da Selena GomezWho Says. A história da Demi foi um gancho muito bom porque começamos a mostrar os textos dela, os vídeos. É uma realidade séria que acontece muito.

Você é preocupada com o seu corpo?
Eu sou, mas no saudável.

Você frequenta academia?
Estou matriculada, mas esta semana eu não fui nenhuma vez, na outra também não, e na anterior eu fui duas vezes. Mas eu estou matriculada. E eu me preocupo, tipo: vou tomar um suco de laranja em vez de refrigerante. Mas não tenho esta noia de não comer açúcar, eu como açúcar todo dia.

Escolheu ser vegetariana pensando na sua saúde?
Não, foi mais porque não quero matar os bichos mesmo, apesar de que eu acho que é uma opção muito saudável. E você vai lendo as pesquisas e vê que a galera se alimenta muito mal. Aí depois vem pedir creminho pro rosto... Tá de brincadeira, né? Para de comer fritura, sério mesmo!

Fala um pouco como está a Marimoon hoje. Qual artista você tem escutado?
Lily Allen. Muito. Eu estou triste que ela casou, está grávida, então não vai sair disco tão cedo. Adoro todas as músicas dela.

E dos brasileiros?
Eu adoro a Malluzinha [Mallu Magalhães], os Móveis Coloniais de Acaju, a Vanguart... Eles têm um blues brasileiro gostoso. A Monique Maion também eu adoro. Eu ia muito aos shows dela porque realmente gostava de ouvir o som. Agora faz um tempo que não vou, porque eu era namorada do guitarrista e não queria criar um incômodo. Mas como já faz um ano que terminamos, vou voltar a ir.

E qual peça de roupa tem usado mais?
Eu tô usando muito ankle boots.

Qual lugar está frequentando?
Eu tenho parado de sair, não gosto mais de ir pra balada. Eu prefiro ficar em casa vendo um filme, jogando videogame, namorando, encontrando os amigos pra conversar, sair pra comer, comer sushi. Às vezes é meio chato sair muito porque eu sou um alvo fácil, as pessoas me veem de longe.

Qual site você tem acessado muito?
Tumblr. É incrível, é referência atrás de referência. É muito legal pra saber o que está pegando. Pego minhas fontes de assunto de blog no tumblr.

O que tira você do sério?
Gente mal-educada tem me tirado bastante. Principalmente porque o Twitter está muito terra de ninguém.

E você tem mais de 1 milhão de seguidores.
E sempre tem um monte de gente falando besteira, porque está ali atrás do computador e fica corajoso, diz um monte de coisas que não diria se estivesse na sua frente. A galera está achando engraçado sair xingando no Twitter. Tipo, quando rolou a ameaça de morte da Selena Gomez no Twitter. Você não pode ameaçar alguém de morte, isso não é uma piada, é seriíssimo.

Então, é especificamente a falta de educação na internet que te irrita?
Me irrita muito. A galera adora gastar o tempo odiando coisas, eu odeio isso, odeio. Por que perder tempo falando de coisas que você não gosta? Eu deleto pessoas que eu não gosto. Não sou capaz de fazer uma lista aqui agora de pessoas que eu não gosto. Mas de pessoas que eu gosto, eu fico por horas falando, tenho uma lista pronta. Acho que temos que nos dedicar a coisas que nos fazem crescer. Maior bobagem ficar com ódio no coração.










Créditos: REVISTADM.com.br